O Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), administrado pelo Ministério das Comunicações (Minicom), vai financiar 416 bolsas de iniciação científica, por meio de uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O termo de cooperação tem vigência de 10 meses, de outubro deste ano até julho de 2015.
O secretário-executivo adjunto do Funttel, Eder Alves, explica que a parceria tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos estudantes de graduação em atividades de pesquisa que tenham as telecomunicações como foco. "É uma semente que estamos plantando, uma forma de trazer os estudantes e mantê-los no setor de telecom, que tem carência de profissionais", destaca.
O CNPq faz uma chamada pública, aberta a todas as universidades brasileiras. As instituições interessadas devem fazer a inscrição e, se forem selecionadas, recebem um quantitativo de bolsas.
O engenheiro do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações Vagner Costa explica que membros do Funttel participam da seleção dos projetos.
"Assim, a gente consegue, na medida do possível, fazer um direcionamento para as áreas consideradas estratégicas para o fundo: comunicações digitais sem fio, comunicações ópticas, redes de transporte de dados e comunicações estratégicas", detalha.
Este é o terceiro acordo assinado pelo MiniCom com o órgão governamental de pesquisas. A parceria começou em 2012 e já beneficiou 1,5 mil estudantes, nas cinco regiões brasileiras. Neste período, o Funttel investiu R$ 5,2 milhões na capacitação de recursos humanos em telecomunicações.
********************************************************
Acho super bacana esse tipo de iniciativa.Esse ramo tem muito para ser explorado.
Fonte: Computer World
Nenhum comentário:
Postar um comentário